Padrão Familiar
As pessoas repetem valores, pensamentos, atitudes de acordo com suas referências (mãe, pai, avós, tios(as) ...), com as pessoas com quem elas em sua fase de infância teve mais convívio.
Em sua fase adulta vive conflitos internos e com o meio social (familia, trabalho, amizades ....), do que aprendeu e da sua verdadeira e necessidade individualidade.
Há pessoas que não se sentem adequadas, pertencentes ao meio em que convive, se isolando, se sentindo invalidada, pois, não se "encaixa" no padrão social, talvez porque o padrão de funcionamento de sua família de origem sempre foi de inadequação, de submissão, de servidão ou teve convívio com familiares castradores, controladores em excesso, autoritários, exageradamente muito rígidos.
Quando se tornam adultas, muitas pessoas vivem em uma prisão mental e se sentem sufocadas, angustiadas, estressadas, sobrecarregadas porque repetem o padrão familiar, sem ter a consciência da origem destes conflitos.
A Psicoterapia com abordagem Psicanalítica ajuda muito o indivíduo a encontrar a origem de seus conflitos, padrão de funcionamento, traumas, medos que paralisam , pensamentos catastróficos, Transtornos de Ansiedades, Depressão ...